SEMENTES

Centeio

Centeio

Centeio

Semente Gramínea


Descrição Família Gramíneas
Cultivar BR-1
Ciclo vegetativo Anual
Forma de crescimento Semi-ereto

Adaptação Tipo de solo Média

Resistência Seca Média
Frio Alta
Umidade Baixa
Cigarrinha

Indicação Pastoreio Pastoreio Direto
Fenação Sim
Ensilagem Não
Banco de proteínas Não
Consorciação Cornichão e Trevos
Adubação verde Não

Plantio
Semeadura Pontos kg p/ha Equipamentos Utilizados
Em linha 60 Kgs Semeadeira
À lanço 80 Kgs Esparramador de calcário, rolo compactador / grade
À lanço 80 Kgs Manual c/ rolo ou grade
 
Solo (P.H.) Corrigir acidez
Época Março / Junho
Adubação Nitrogênio
Profundidade 2 cm
Preparo Convencional, bem destorrado e Plantio Direto

MANEJO Tempo de formação 45 dias
Primeiro pastoreio 45 dias
Altura do corte 30 cm
Incorporação Não

PRODUÇÃO Massa verde p/ ha 25 / 30 toneladas
Proteína bruta na M.S. 12 %
Palatabilidade Ótima
Digestibilidade Ótima


Vantagens

Centeio

(Secale cereale L.)

A cultura: planta da família Gramineae, apresenta tolerância ao alumínio e rusticidade, sendo indicada como cultura de inverno para regiões marginais à cultura do trigo em condições de sequeiro, visando à produção de grãos e, em várzea bem drenada, à produção de forragem. Como alimentação humana, os grãos são transformados em farinha para panificação, embora essa não seja tão branca como a do trigo, é tão nutritiva quanto ela. Além desses empregos, os grãos são utilizados em destilaria para a fabricação de álcool. Do ponto de vista de alimentação animal, a planta pode ser empregada como concentrado na forma de grãos, forragem verde, pastagem, silagem ou feno.

Calagem e adubação: esse manejo depende, basicamente da análise química do solo. Geralmente, deve-se aplicar calcário quando a saturação em bases for inferior a 50%, calculando a quantidade do corretivo para que ela atinja 60%. Não aplicar mais de 4t/ha/ano.

Adubar, conforme a análise do solo, com 20kg/ha de nitrogênio, 60-90kg/ha de fósforo (P205) e 30-40kg/ha de potássio (K20). Não aplicar N em cultivos após soja.

Cultivares: as cultivares registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão listadas abaixo, sendo que a época de semeadura para elas está entre abril e maio.

Colheita: O processo de colheita é considerado de extrema importância, tanto para garantir a produtividade da lavoura quanto para assegurar a qualidade final do grão. Para reduzir as perdas  

 

Dicas

A cultura: planta da família Gramineae, apresenta tolerância ao alumínio e rusticidade, sendo indicada como cultura de inverno para regiões marginais à cultura do trigo em condições de sequeiro, visando à produção de grãos e, em várzea bem drenada, à produção de forragem. Como alimentação humana, os grãos são transformados em farinha para panificação, embora essa não seja tão branca como a do trigo, é tão nutritiva quanto ela


Imagens

Rua Três Passos, Nº 595, Vera Cruz
Passo Fundo-RS, Cep: 99040-660


Horário de Atendimento


Seg à Sex: 08:00 - 11:45 / 13:45 - 17:45
Sábados: 08:00 - 11:45